A concessão dos serviços médicos e odontológicos pela Universidade de São Paulo aos seus servidores, alunos e respectivos dependentes (Resolução Nº 7043, de 17 de março de 2015) é realizada por meio das Unidades Básicas de Assistência à Saúde (UBAS), do Departamento de Assistência à Saúde da Superintendência de Saúde (DPAS/SAU), localizadas nos campi da USP.
A Assistência Médica e Odontológica disponibilizada é prestada por seis Unidades Básicas de Assistência Médica (UBAS), sendo cinco nos campi do Interior e uma no campus da Capital.
Visando dar suporte e complementar os serviços prestados pelas UBAS existentes, a Universidade de São Paulo, por meio da Resolução Nº 8358, de 16 de dezembro de 2022, implantou o Auxílio-Saúde aos servidores docentes e técnicos e administrativos, ativos ou afastados por motivo de saúde, e seus dependentes.
O Auxílio-Saúde destina-se a subsidiar as despesas de contratação de planos de assistência médica à saúde, devidamente registrados na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de livre escolha e responsabilidade dos beneficiários, estendendo-se aos servidores que contribuem com o IAMSPE ou com instituição pública equivalente.
Dessa forma, os beneficiários devidamente cadastrados e ativos contam com o atendimento médico por meio dos profissionais da UBAS, localizada no próprio Campus de Ribeirão Preto e responsável por atendimento de complexidade primária, tanto na área médica como na odontológica, como também com os profissionais da empresa médica contratada individualmente por meio do Auxílio-Saúde, responsável por atendimento de complexidade secundária e terciária.
Os servidores inativos autárquicos, alunos (graduação e pós-graduação) e seus dependentes regularmente cadastrados têm à sua disposição o atendimento dos profissionais da UBAS-BA.